Pular para o conteúdo
Início » Planta-da-amizade conheça e descubra como cultivar

Planta-da-amizade conheça e descubra como cultivar

Planta-da-amizade conheça e descubra como cultivar
Planta-da-amizade conheça

Descubra como cultivar a Planta-da-amizade em seu jardim

Planta-da-amizade conheça. Se você quer uma planta para decorar o interior de sua casa ou apartamento; não há dúvidas de que a planta da amizade (Pilea involucrata) é uma ótima escolha. Pertencente à família Urtica, esta erva suculenta conhecida por suas belas folhas compactas e ornamentais.

Saiba mais sobre a Planta-da-Amizade

Nativo da América Central e do Sul; leva o nome de sua propagação muitas vezes fácil, tornando-o natural, muito fácil de cultivar e presentear os amigos.

O destaque da planta da amizade são suas folhas. São o oposto; ovais, acolchoados e mais ou menos peludos, dando uma bela textura.

Seus caules são muito frágeis; suculentos e peludos. Ou seja, dependendo da variedade, pode ficar em pé ou até subir (pode ser portada como trepadeira).

Ao contrário das folhas, as inflorescências não são perceptíveis nas plantas da amizade, por isso não têm importância ornamental. Eles são raros mesmo entre as plantas cultivadas em ambientes fechados, mas sob as condições certas, são do tipo cyme, rosa, verde ou creme.

A cor varia de acordo com a cultivar, normalmente as folhas são marrons com listras de prata ou cobre. Na espécie “Vale da Lua”, as folhas são verdes, peludas, roxas nas áreas próximas às nervuras e possuem bordas serrilhadas.

Usada em canteiros grandes ou sombreados, sob as copas das árvores ou ao redor das paredes. Recomenda-se mantê-lo fora do alcance, pois quebra facilmente.

É versátil e rústico, e cresce rapidamente; tornando-se uma alternativa interessante para reduzir o custo de cultivo de um jardim. As plantas da amizade também são uma ótima opção para composições de jardins verticais, jardins de inverno ou mesmo terrários, desde que proporcionem o ambiente adequado.

Como cultivar a Planta-da-Amizade

Cultivada em meia sombra ou luz filtrada em substrato rico em matéria orgânica; drenável e frequentemente irrigado. Para uma forma mais compacta; recomenda-se a poda de galhos mais altos.

Além disso, durante o crescimento de novas plantas, é interessante realizar o pinçamento, ou seja, a retirada de brotos terminais para estimular a densificação da planta.

Gosta de calor e umidade tropicais e não tolera alagamentos ou frio intenso. Em climas temperados, recomenda-se que as plantas da amizade sejam cultivadas em estufa para proteção contra o frio.

Replante quando a planta perder suas folhas basais, o que geralmente acontece em espécimes mais velhos. Assim, propaga-se facilmente por estacas de ramos, enraizando-se num substrato que se mantém húmido em qualquer época do ano.

E ai, gostou do conteúdo?

Enfim, esperamos que tenha gostado de nosso conteúdo. Assim, o Portal Vivendo Agro é um espaço para manter você informado sobre dados e curiosidades a respeito do agronegócio e tudo que gira em torno deste assunto.

Lembrando que todo conteúdo postado neste site, são antes analisados  por profissionais do Agro do Brasil, visando garantir a autenticidade, além disso, os artigos são escritos por redatores especializados, de forma que fique fácil a sua leitura. Ou seja, tudo feito com muito cuidado, dedicação e carinho, para você que está aqui conosco, muito obrigado!

Deixe um comentário!

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo original e protegido!