Conheça a Orquídea sapatinho e saiba tudo sobre seu cultivo em casa
Conheça a orquídea sapatinho e entenda como fazer o seu cultivo. Assim, também conhecido como Sapatinho de Vênus, é uma planta linda e, ao contrário do que muitos pensam, não é difícil de cuidar. Se você deseja cultivar este ornamental ou tem um vaso mas não sabe como cuidar dele, veio ao lugar certo.
Primeiro, conheça um pouco mais da orquídea sapatinho
A Orquídea sapatinho é uma planta nativa da Tailândia que se adapta bem ao clima brasileiro. Pode ser mantida dentro de casa, mas também cresce bem ao ar livre, onde o sol filtra.
Essa orquídea recebeu o nome de sapatinho pelo formato de suas flores, que lembra facilmente um sapato holandês. As flores nascem de folhas longas e duram até 1 mês. O tempo de floração depende da região do país.
Mas como cuidar da sua Orquídea Sapatinho?
Cuidar da Orquídea sapatinho não é difícil, como vimos anteriormente, se desenvolve bem, mas é necessário observar alguns detalhes em seu cultivo. Veja:
Temperatura
A planta é resistente a temperaturas entre 10 e 30 graus. Assim você pode cultivá-la em praticamente qualquer lugar do Brasil.
Solo
Ao contrário da maioria das orquídeas, as plantas de chinelo são terrestres. No entanto, não pode ser plantada em substratos comuns, pois não compactam e acabam inundando as raízes.
Portanto, você deve plantá-lo em um meio adequado para orquídeas. O truque então é misturar um pouco de fibra de coco ou casca de pinheiro no vaso para deixar o solo mais respirável e permitir que as raízes se espalhem livremente.
Vaso é importante
Os vasos para o cultivo de plantas podem ser de plástico, cerâmica ou fibra de coco, desde que você cuide bem da drenagem. Portanto, verifique se há buracos no fundo do vaso e adicione cascalho, argila expandida ou pedra britada antes de adicionar o solo.
Adubo também
Como todas as orquídeas, essa beleza adora muito nitrogênio. Na verdade, precisa de muito fósforo para ajudar a florescer. Então, adube suas orquídeas chinelo com fertilizante NPK 10 10 10 ou outro fertilizante que contenha esses nutrientes.
Você também pode usar fertilizantes orgânicos, como esterco compostado, torta de mamona, farinha de ossos, húmus de minhoca, etc.
Nessas condições, sua orquídea sapatinho lhe dará flores maravilhosas.
Esperamos que nossas dicas sobre como cultivar esta bela planta tenham sido úteis para o seu crescimento. Assim, você sempre manterá suas plantas em boas condições.
Gostou de conhecer essa linda orquídea sapatinho? Então, já que você pode praticar, não perca mais tempo e deixe a sua casa mais bonita e decorada.
Agradecimento e informações
Espero que tenha gostado de nosso conteúdo. O Portal Vivendo Agro é um espaço para te manter informado sobre dados e curiosidades a respeito do agronegócio brasileiro e tudo que gira em torno deste assunto.
Lembrando que todo conteúdo postado neste site, são antes analisados por profissionais do Agronegócio do Brasil, visando garantir a autenticidade, além disso, os artigos são escritos por redatores especializados, de forma que fique fácil e compreensiva a sua leitura. Tudo isso para facilitar; a você que esta ai do outro lado lendo este valioso conteúdo, somos gratos por tê-lo aqui.