Pular para o conteúdo
Início » Orquídea Arundina confira por que ela é muito procurada para jardins

Orquídea Arundina confira por que ela é muito procurada para jardins

Orquídea Arundina confira por que ela é muito procurada para jardins
Orquídea Arundina

Saiba por que a Orquídea Arundina é uma das preferidas para os jardins

Arundina é uma orquídea diferente, é um tipo terrestre que pode atingir alturas de mais de dois metros. Além disso, suas flores aparecem sequencialmente, garantindo a floração por um longo período do ano.

Apesar de não ser nativa do Brasil, adapta-se facilmente ao nosso clima e é muito comum em jardins e varandas.

Como uma planta tropical por excelência, a Orquídea Arundina prefere clima quente e úmido, por isso não adequada para ambientes mais frios, como a parte sul do país.

Afinal, conheça um pouco mais sobre essa orquídea e seus hábitos de cultivo.

Sobre a Orquídea Arundina

As orquídeas Arundina pertencem à família das orquídeas e são nativas de encostas gramadas, arbustos e florestas asiáticas em países como Índia, China, Butão, Malásia, Nepal, Tailândia, Taiti e Mianmar.

Seu nome científico oficialmente aceito é Arundina Graminifolia. No entanto, outros sinônimos para a mesma orquídea são frequentemente encontrados, por exemplo: Arundina densiflora, A. maculata, A. pulchra, A. revoluta, A. bambusifolia, etc.

A palavra Arundina é derivada da palavra grega “Arundo” por causa de sua semelhança com um caule de junco. De fato, outro nome popular para isso, que também é amplamente utilizado, é o bambu-arundina.

Possui um caule rígido cercado por uma camada de folhas que se alternam ao longo de seu comprimento. São laminados verdes, coriáceos e em forma de lança.

Essas flores são semelhantes à maioria das outras orquídeas, pois possuem um labelo, uma pétala roxa modificada que, além de ser visualmente atraente, ajuda a alcançar os polinizadores.

As flores são brancas ou rosa, às vezes tingidas de lilás.

Aliás, as flores não florescem por muito tempo, apenas 3 dias, mas aparecem uma após a outra. Desta forma, as flores florescem durante todo o ano, mas principalmente no verão.

Eles são duráveis ​​e mais de dois metros de altura. Embora as orquídeas em vaso não atinjam esse tamanho.

Nos jardins, por outro lado, eles se destacam não apenas pelo tamanho, mas também pela beleza de suas folhas e flores.

Como cuidar de orquídeas Arundina

Ao contrário de muitas orquídeas que crescem em árvores, Arundina é uma planta terrestre. É por esta razão que aprecia os solos mais ricos que suportam o seu tamanho total.

Além de vegetais e solo orgânico, uma boa mistura para esta orquídea inclui materiais de drenagem como areia, fibra de coco e casca. Pois bem, o ideal é manter as raízes saudáveis ​​com boa ventilação.

O solo deve ser mantido parcialmente úmido. Portanto, deve ser regada sempre que a superfície estiver seca. Deixar o solo secar completamente não é bom, especialmente em cidades com temperaturas mais quentes.

Uma vez estabelecidas, as Arundinas podem tolerar breves secas, o que pode danificar suas flores e enfraquecer sua orquídea. A temperatura ideal de crescimento é em torno de 23°C a 29°C, e eles preferem sol pleno ou no máximo um pouco de sombra.

Eles precisam de fertilização constante. Escolha um fertilizante adequado para suas orquídeas e aplique uma dose mensal baixa. Caso prefira adubar com Bokashi, esse tempo pode ser maior, até 3 meses, se o produto for adicionado à mistura do solo.

Propagando

A propagação das orquídeas Arundina é feita por sementes ou estacas de brotos laterais que aparecem na planta. Os brotos das orquídeas chamados de Keikis.

Keikis são como caroços que aparecem nos caules das orquídeas. É uma palavra havaiana que significa bebê. Refere-se à capacidade de uma orquídea produzir clones idênticos à planta-mãe, com as mesmas características, incluindo a cor da flor e a intensidade de seu perfume.

Espere o Keiki ter pelo menos alguns centímetros de comprimento antes de cortar. Uma boa medida é atingir um tamanho de cerca de 7 cm, caso contrário, observe o desenvolvimento de pelo menos 3 novas folhas.

E ai, gostou do conteúdo?

Enfim, esperamos que tenha gostado de nosso conteúdo. O Portal Vivendo Agro é um espaço para manter você informado sobre dados e curiosidades a respeito do agronegócio brasileiro e tudo que gira em torno deste assunto.

Lembrando que todo conteúdo postado neste site, são antes analisados  por profissionais do Agronegócio do Brasil, visando garantir a autenticidade, além disso, os artigos são escritos por redatores especializados, de forma que fique fácil e compreensiva a sua leitura. Tudo feito com muito cuidado, dedicação e carinho, para você que está aqui conosco, muito obrigado!

Deixe um comentário!

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo original e protegido!