Pular para o conteúdo
Início » Lírio-do-brejo saiba tudo sobre ele e aprenda a plantar

Lírio-do-brejo saiba tudo sobre ele e aprenda a plantar

Lírio-do-brejo saiba tudo sobre ele e aprenda a plantar
Lírio-do-brejo saiba tudo sobre ele

Conheça o Lírio-do-brejo e descubra a melhor forma de planar em casa

Lírio-do-brejo saiba tudo sobre ele. Primeiramente, ele é uma erva perene nativa da Ásia e da Europa. É uma planta Lírio do brejo; típica de formações florestais abertas.

Antes de tudo, esta planta é pequena e pode atingir um comprimento de 30 cm. Assim, o Lírio do brejo é provavelmente a única espécie do gênero Lírio-do-brejo na família Aspargo.

Contudo, como mencionado, é uma planta herbácea e rizoma que geralmente forma colônias extensas espalhando caules subterrâneos (rizomas horizontais, espessos responsáveis ​​pela dispersão das plantas).

Eles formam novos brotos verticais nas extremidades dos estolões no verão e crescem e permanecem presos aos brotos subterrâneos na primavera. Ou seja, suas hastes crescem de 15 a 30 cm de altura. Suas folhas são largas, lisas, lustrosas, de formato oval e crescem aos pares, com 10 a 25 cm de comprimento.

Tendo um caule florido, tem duas folhas e um cacho de cinco a quinze flores na ponta do caule. A sua disposição vertical, com uma ligeira depressão, facilita o rápido escoamento da água para as raízes.

Lindas flores do Lírio do brejo

Suas flores são brancas, delicadas e perfumadas. Pingentes emergem de inflorescências eretas, cerosas e em forma de sino. Eles se formam na primavera. Eles são ricos em néctar e, eventualmente, atraem muitas abelhas. O fruto, após a polinização, forma pequenas bagas vermelhas com sementes duras.

Esta planta é adequada para canteiros de flores e canteiros de flores à sombra, e é uma excelente forrageira porque a grama não cresce na umidade e na sombra.

Uma vez estabelecida, requer pouca manutenção, uma planta muito primitiva. Também pode ser cultivada em vasos, em vasos ou como flor de corte para buquês.

Existem também variedades como: ‘Rosear’ (flores cor de rosa), ‘Aureo variegatum’ (folhas verde-amarelas), ‘Prolificans’ (flores duplas) e ‘Fortunei’ (maiores). É uma planta que pode ser invasiva em alguns casos.

É extraído de essências florais usadas na indústria de perfumes. Na indústria farmacêutica, eles usam fábricas inteiras para produzir medicamentos para doenças cardiovasculares.

Toxicidade do Lírio-do-brejo

Todas as partes desta planta são altamente prejudiciais, incluindo suas frutinhas vermelhas, que são atraentes para as crianças. Assim, se ingerida, mesmo em pequenas quantidades, a planta pode causar dor abdominal, náusea, vômito, visão turva e erupção cutânea vermelha. Seu chá ou extratos não devem ser consumidos sem supervisão médica, pois é uma espécie altamente tóxica e pode causar grandes problemas de saúde.

Fatos sobre o Lírio-do-brejo

Em 1956, Christian Dior produziu um perfume que simula o cheiro do Lírio do brejo, que, aliás, também é sua flor favorita. Com o nome de Diorissimo, a fragrância consiste em Edmond Roudnitska., Lily of the Valley de Penhaligon (1976) e En Passant de Olivia Giacobetti (2000).

Cultivo de Lírio-do-brejo

Deve cultivar somente em sombra parcial ou sombra total. Solo fértil, drenável, rico em matéria orgânica e irrigado regularmente (manter o solo levemente úmido). Ou seja, ele não gosto muito de fertilizantes.

O solo pode ser alterado pela adição de matéria orgânica, como húmus ou estrume em decomposição. Aparar as folhas no final do inverno pode promover a renovação das folhas. Então, pode tolerar curtos períodos de seca. Desfrute de um clima ameno.

É multiplicado pela semente, pela divisão da planta ou pelo rizoma de enraizamento. Os clusters devem ser divididos a cada quatro a seis anos. As plantas precisam de sinais de divisão quando o número de flores diminui. Podar as folhas no final do inverno para estimular a renovação das folhas.

E ai, gostou do conteúdo?

Enfim, esperamos que tenha gostado do conteúdo. Assim, o Portal Vivendo Agro é um espaço para manter você informado sobre dados e curiosidades a respeito do agronegócio brasileiro e tudo que gira em torno deste assunto.

Lembrando que todo conteúdo postado neste site, são antes analisados  por profissionais do Agronegócio do Brasil, visando garantir a autenticidade, além disso, os artigos são escritos por redatores, de forma que fique fácil a sua leitura. Ou seja, tudo feito com muito cuidado, dedicação e carinho, para você que está aqui conosco, muito obrigado!

Deixe um comentário!

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo original e protegido!