Pular para o conteúdo
Início » Horta orgânica como fazer a sua em casa

Horta orgânica como fazer a sua em casa

Horta orgânica como fazer a sua em casa
Horta orgânica

Confira essas dicas de como fazer a sua horta orgânica em casa

Horta orgânica. Primeiramente, com a popularidade dos temas ecológicos; há um interesse crescente no cultivo de hortas orgânicas. A boa notícia é que você pode cultivar seus próprios temperos e vegetais, mesmo em espaços pequenos. Assim, felizmente, o cultivo de hortaliças em casa não é mais exclusividade de fazendas e ranchos.

Basta seguir algumas técnicas específicas para otimizar seu espaço e garantir que seus vegetais sejam frescos, nutritivos; deliciosos e livres de pesticidas e pesticidas.

Mas qual as vantagens em ter uma horta orgânica?

Antes de tudo. Quando a ideia de iniciar um projeto de horta orgânica é proposta, muitas pessoas almejam usufruir dos benefícios de comer alimentos integrais; sem influência humana no processo de cultivo.

Confira os três principais benefícios das hortas orgânicas:

  • Beneficiar o meio ambiente, pois incentiva a agricultura sem agredir a natureza com o uso de pesticidas, pesticidas e fertilizantes artificiais;
  • É uma forma de adicionar alimentos nutritivos, coloridos e frescos ao seu prato para melhorar sua alimentação diária e qualidade de vida;
  • Este é um ótimo hobby para quem gosta de jardinagem.

Comece pela escolha do local para horta orgânica

Contudo. Uma coisa é certa: uma horta é perfeita para praticamente qualquer casa! O único requisito é escolher um local com condições adequadas para o cultivo de hortaliças. Especialistas apontam que para ter uma horta orgânica em casa; as plantas devem receber pelo menos seis horas de luz solar direta por dia.

Ao contrário de outras plantas; as hortaliças precisam de luz solar; não de luz. Ou seja, as calorias também desempenham um papel fundamental no desenvolvimento alimentar.

Outro ponto importante é a ventilação. Portanto, escolha um local onde as plantas recebam bastante vento. Aproveite esta oportunidade para analisar o espaço disponível e se preparar para o próximo passo.

Prepare bem a terra da sua horta orgânica

Antes de mais nada. Para plantar adequadamente uma horta; a terra deve estar devidamente preparada. Isso ocorre porque o solo é um fator chave no crescimento e desenvolvimento das plantas. Então o truque é manter o solo bem ventilado e fofo para que as raízes possam absorver melhor os nutrientes.

Para uma melhoria no preparo e cuidado do seu solo; escolha um fertilizante orgânico de boa qualidade. Assim, 2 clássicos da cozinha amigáveis ​​ao jardim são cascas de ovos e borra de café; ricos em sais minerais. Outra boa opção, aliás, é o húmus de minhoca, que é uma terra que as plantas pequenas adoram.

Se você procura fertilizantes orgânicos; mas não sabe como prepará-los, os fertilizantes prontos vendidos em lojas especializadas são uma boa opção. Basta aplicá-los diretamente no solo seguindo as instruções do rótulo e aguardar a época da colheita.

Escolha bem as plantas da sua horta orgânica

Hortas orgânicas podem até ser democráticas; mas você mal consegue cuidar de um maracujá na varanda do seu quarto; não é mesmo? Então, depois de decidir onde suas plantas vão morar; é hora de escolher o que plantar no jardim.

Contudo; tente pensar sobre o que você consome regularmente. Esta pode ser uma boa oportunidade para mudar seus hábitos alimentares. Então, aqui estão algumas dicas populares de hortas:

  • Hortaliças Leguminosas: Manjericão; alecrim, tomilho, cebolinha, alho e cebola são versáteis e adaptáveis ​​a diferentes ambientes;
  • Vegetais folhosos: alface, rúcula, agrião, repolho e escarola são alguns exemplos. Uma alimentação saudável e variada não pode ficar sem estes vegetais! Felizmente; eles são fáceis de cuidar e podem ser cultivados em jardins em vasos. Escolha entre recipientes médios e grandes;
  • Hortaliças tuberosas: como batata; batata doce, beterraba e cenoura, que são hortaliças deliciosas que podem ser cultivadas em vasos ou diretamente no solo;
  • Frutas e legumes: abobrinha; pepino, chuchu e tomate. Essas plantas devem ser cultivadas diretamente no solo, pois não se adaptam bem aos vasos.

Tudo pronto, agora é só cuidar e aproveitar

Então, agora que o solo está pronto, é só plantar e esperar os vegetais crescerem. Porém, o trabalho não termina com o plantio, afinal os cuidados diários com a plantação também são importantes, não é mesmo?

Agradecimento e informações

Enfim, esperamos que tenha gostado de nosso conteúdo. assim o Portal Vivendo Agro é um espaço para te manter informado sobre dados e curiosidades a respeito do agronegócio brasileiro e tudo que gira em torno deste assunto.

Lembrando que todo conteúdo postado neste site, são antes analisados  por profissionais do Agronegócio do Brasil, visando garantir a autenticidade; além disso, os artigos são escritos por redatores especializados, de forma que fique fácil e compreensiva a sua leitura. Tudo isso para facilitar; a você que esta ai do outro lado lendo este valioso conteúdo, somos gratos por tê-lo aqui.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo original e protegido!