Pular para o conteúdo
Início » Estiagem entenda como ela pode afetar a produção de alimentos

Estiagem entenda como ela pode afetar a produção de alimentos

Estiagem entenda por que pode afetar a produção de alimentos
Estiagem

Confira como a estiagem pode afetar a produção de alimentos 

Continua após a publicidade..

Estiagem. Um dos problemas para produção de alimentos pode ser a falta de chuvas; confira como a escassez pode afetar 

Principalmente nos últimos anos; a estiagem, que é a falta de chuvas, tem afetado a produção de alimentos no Brasil. Com a recorrência, o setor tenta se desenvolver para mitigar os efeitos negativos.

Você sabe como a estiagem pode afetar a produção de alimentos?

Confira neste artigo:

Continua após a publicidade..

Nesse sentido, a falta de chuvas afeta lavouras de soja e  plantações de milho. Por exemplo; no Paraná, um dos grandes estados produtores do Brasil.

Pastagens, locais de produção de hortaliças e frutas demandam água em abundância para sua criação e sobrevivência.  Portanto; em períodos nos quais a seca toma conta, são produtos que sofrem bastante.

Continua após a publicidade..

Basta reparar como elas chegam ao consumidor final, nas prateleiras do mercado. Com bem menos vida do que quando a produção de alimentos recebe tudo que necessita da natureza e do homem.

Além disso, há as perdas econômicas. Por exemplo, em 2021, estimou-se prejuízo de 16,8 bilhões devido à estiagem. Considerada prolongada naquele ano.

Ainda assim, os tipos de produção de alimentos que mais sofrem com a estiagem dependem de quais estão em estádios mais avançados. No momento que a falta de chuvas atinge picos críticos.

Aliás, alguns estados brasileiros chegam a pedir ajuda e decretar emergência pública, para tentar amenizar os efeitos negativos da escassez de chuva.

Nas pastagens, a estiagem prolongada também desempenha prejuízos, se levar em consideração que, quando isso acontece, há dificuldade de alimentar o rebanho. Sobretudo o gado letreiro.

Efeitos climáticos afetam a produção de alimentos

Período de grande seca já esteve associado ao fenômeno La Niña; que afeta a distribuição de precipitações, bem como a circulação de ventos.

No entanto, sabemos que assim como a falta de chuvas pode afetar grandemente a produção de alimentos, o excesso dela também tem seus efeitos negativos.  

No começo de 2022, foi esperado um volume um pouco maior de chuvas do que o registrado no fim de 2021. Mesmo assim; os índices foram menores dos que os já registrados anteriormente.

Agradecimento e informações

Espero que tenha gostado de nosso conteúdo. O Portal Vivendo Agro é um espaço para te manter informado sobre dados e curiosidades a respeito do agronegócio brasileiro e tudo que gira em torno deste assunto.

Lembrando que todo conteúdo postado neste site, são antes analisados  por profissionais do Agronegócio do Brasil, visando garantir a autenticidade, além disso; os artigos são escritos por um redatores especializados, de forma que fique fácil e compreensiva a sua leitura. Tudo isso para facilitar a você que esta ai do outro lado lendo esta esse valioso conteúdo, somos gratos por tê-lo aqui.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo original e protegido!