Confira o principal papel do uso do drone na agropecuária
Drone e agropecuária. Mostraremos algumas das vantagens e desvantagens do uso de drones na agricultura. Dessa forma; se você está pensando em adquirir o seu, aproveite para conhecer todas as novidades do mercado de tecnologia aplicada ao agro!
Houve um tempo em que os produtores perdiam horas de trabalho monitorando os espaços em busca de defeitos nas plantações. Detectar pragas; aplicar defensivos, monitorar a irrigação das plantações são algumas dessas tarefas, realizadas ao longo de vários quilômetros devido ao tamanho das lavouras.
No entanto, a tecnologia de hoje cuidou de tudo para encurtar a jornada de trabalho e melhorar a precisão do serviço. Aprenda como!
Entenda o uso de drones na agricultura
No início, os drones pareciam servir a propósitos militares. No entanto, seu uso foi tão bem sucedido que acabou expandindo para outras áreas. Por exemplo, entrega (observe que a Amazon atualmente usa drones para entregar pacotes), entretenimento e agora no agro.
Dito isso, existem vários modelos que usados para fins específicos ao usar a tecnologia a nosso favor, como os modelos multi-rotor e asa fixa. Os primeiros são fáceis de usar porque voam sobre alguns lugares, o que exige menos habilidade.
O segundo é mais poderoso e é capaz até de carregar objetos pesados e desenhar áreas maiores. No entanto, ambos são úteis para o agro.
Quais são os usos mais comuns?
Além disso, existem usos específicos para os drones para ajudar os produtores agrícolas. Com isso, observe com atenção, pois você pode descobrir uma nova forma de cuidar do seu negócio sem ter que se esgotar:
- Colete dados de plantas por meio de mapeamento para analisar a saúde das culturas;
- Detectar secas ou pragas que possam afetar as plantações;
- Estimar recursos e produtividade da planta;
- Delineamento de áreas ótimas de plantio através de panoramas aéreos;
- uso de pesticidas e inseticidas;
- Finalmente, um foco de incêndio é detectado.
Além disso, existem outros usos possíveis, dependendo do usuário do drone e do modelo adquirido. De qualquer forma, é melhor consultar um vendedor experiente para ajudar com esses problemas.
Vantagens de usar a tecnologia
Além disso, como se o uso não fosse bom o suficiente, ainda há alguns pontos que merecem destaque. Por exemplo, com um monitoramento mais confiável da área de cultivo, o controle sobre a área de cultivo aumentará. Além diss; com a ajuda de drones, o tempo de serviço de tarefas simples pode ser reduzido. A resolução da imagem é alta e o controle de pragas e incêndios é muito eficaz.
Existem desvantagens?
Afinal, as maiores desvantagens do uso de drones na agricultura são duas principais: o valor pode oscilar até 300 mil reais ou mais, dependendo do modelo (embora existam mais baratos, milhares de reais) e operá-los de forma incorreta. O segundo pode causar alguns acidentes aéreos e perdas, por isso é melhor certificar-se de que o operador é profissional.
E ai, gostou do conteúdo?
Enfim, esperamos que tenha gostado de nosso conteúdo. O Portal Vivendo Agro é um espaço para manter você informado sobre dados a respeito do agronegócio e tudo que gira em torno deste assunto.
Lembrando que todo conteúdo postado neste site, são antes analisados por profissionais do Agronegócio do Brasil, visando garantir a autenticidade, além disso, os artigos são escritos por redatores, de forma que fique fácil a sua leitura. Tudo feito com muito cuidado, dedicação e carinho, para você que está aqui conosco, muito obrigado!
Deixe um comentário!