Confira o lindo Ficóide e entenda por que também chamado de tapete mágico
Conheça o linda e colorido Ficóide. Primeiramente; também conhecido como tapete mágico é uma planta herbácea, anual e muito florida pertencente à família azo. Nativo da África do Sul; encontrado nas planícies de Namaqualand a Stilbaai no Cabo Ocidental, formando belos tapetes de cores naturais e divinas com outras plantas.
Saiba mais sobre o Ficóide
Antes de tudo, esta planta rasteira possui folhas lanceoladas; bulbosas e suculentas e pode atingir uma altura de 15 a 20 cm. Eles são cobertos com células especiais para armazenar água, que lhes conferem brilho e textura únicos, como uma fina camada de gelo granulado.
Contudo, ele floresce na primavera e no verão, com muitas inflorescências, solitárias, em forma de cabeça e em forma de margarida. Eles só abrem quando expostos à luz solar e fecham em condições adversas, como chuva, noite ou dias nublados.
Cores vibrantes e brilhantes dão ao ficóide um brilho verdadeiro. A fruta tem cinco válvulas que se abrem para liberar as sementes quando maduras e secas.
Existem diversas variedades com flores de cores diferentes como amarelo, vermelho, roxo, rosa, branco, etc., mas é mais fácil encontrar em uma mistura de híbridos coloridos.
Paisagismo com Ficóide
Versátil e fácil de cultivar, esta planta é ótima para formar longos cachos de flores ou como forragem ao sol. É perfeito para escadas, paredes ou jardins de pedra que crescem entre rachaduras. Pode criar o chamado efeito cascata em um vaso, onde as flores se espalham pelas bordas. Ou seja, também é atraente para borboletas.
Aprenda a cultivar o Ficóide
Essa linda planta devem cultivadas a pleno sol, em solo drenável, fértil, rico em matéria orgânica e regadas regularmente. Além de curtos períodos de seca, tolera solos arenosos e pedregosos pobres, mas não alagamentos.
Também pode ser cultivada em solos salinos em áreas costeiras. Propaga-se por sementes, germinando em solo úmido coberto com uma fina camada de composto. Germinar dentro de uma a duas semanas.
Transplante quando as mudas tiverem cerca de 10 cm de altura ou cerca de cinco semanas após a germinação. Assim, não atrase o transplante, pois esta espécie pode ser muito avessa quando suas raízes são perturbadas.
E ai, gostou do conteúdo?
Enfim, esperamos que tenha gostado de nosso conteúdo. Assim, o Portal Vivendo Agro é um espaço para manter você informado sobre dados e curiosidades a respeito do agronegócio brasileiro e tudo que gira em torno deste assunto.
Lembrando que todo conteúdo postado neste site, são antes analisados por profissionais do Agronegócio do Brasil, visando garantir a autenticidade, além disso, os artigos são escritos por redatores especializados, de forma que fique fácil e compreensiva a sua leitura. Ou seja, tudo feito com muito cuidado, dedicação e carinho, para você que está aqui conosco, muito obrigado!
Deixe um comentário!