Veja o lindo e exótico Eucalipto arco íris e saiba mais sobre ele
Conheça o Eucalipto-arco-íris. Primeiramente claro; muitas pessoas não têm a sorte de conhecer esta espécie única. Assim; o eucalipto arco íris (Eucalyptus deglupta) é fascinante e maravilhoso de várias maneiras.
Antes de tudo; esta grande árvore se destaca por uma das características mais belas da natureza: seu tronco colorido. Esse fenômeno ocorre devido ao descascamento do tronco; que expõe gradualmente as partes coloridas da planta.
Contudo; a primeira casa a se soltar é a mais superficial, mais fina; lisa e marrom. Assim, um verde claro vibrante emerge em seu lugar; desaparecendo em verde escuro, depois azul, roxo, laranja e vermelho.
O mais interessante é que esse processo acontece o tempo todo, para que os diferentes estágios de descascamento dêem ao caule uma cor especial; como se a planta fosse pintada.
Eucalipto arco íris é o único representante do gênero Eucalyptus; que ocorre naturalmente no Hemisfério Norte, mais precisamente na Nova Bretanha, Nova Guiné, Seram, Celebes e Mindanao.
Pode atingir alturas de até 75 metros em seu habitat natural com diâmetro de tronco de 240 centímetros, porém, quando cultivada, geralmente não ultrapassa os 30 metros de altura.
As folhas deste lindo Eucalipto arco íris também é um capítulo separado. Eles são opostos, ovais a lanceolados, verde escuro acima e cinza abaixo.
As flores aparecem em inflorescências do tipo umbela, terminais ou axilares. Eles têm estames longos que são brancos cremosos ou amarelados. Eles são abundantes e perfumados, e tendem a atrair abelhas devido à sua abundante produção de néctar.
O fruto é uma cápsula esférica marrom com até 12 sementes pequenas e planas por pétala. Floresce várias vezes ao ano, com mais flores na primavera e no outono.
Paisagismo com Eucalipto arco íris
Para os jardineiros que planejam construir becos ao longo de caminhos largos, o eucalipto arco íris é uma boa escolha, apesar do tamanho da árvore e de como ela se relaciona com os edifícios próximos. Idealmente, use-o em grandes jardins, praças e parques, longe de canos enterrados, paredes, casas e linhas de energia.
Cresce rapidamente e não requer muitos cuidados uma vez estabelecido. Ou seja; ao contrário de outras espécies de eucalipto, o eucalipto arco íris não produz óleos aromáticos.
É usado em áreas de reflorestamento com solo pobre, solo arenoso ou atividade vulcânica recente. Assim; nas Filipinas, é uma das principais árvores utilizadas para a produção de celulose.
Como cultivar o Eucalipto arco íris?
O plantio de eucalipto arco íris deve ser feito em meia sombra ou sol pleno. Vários tipos de solo são aceitos, mas ele prefere ser drenável; profundo, rico em matéria orgânica e irrigado regularmente por pelo menos dois anos após o plantio.
Não tolera frio intenso, embora possa tolerar geadas leves. Desde que seja de curto prazo, raízes profundas o tornam resistente à seca. Então, devido a uma combinação desses fatores, o eucalipto arco íris é recomendado para cultivo em climas tropicais ou costeiros.
É facilmente propagada por sementes ou estacas. Ou seja; as sementes germinam 4 a 20 dias após a semeadura. As estacas devem ser removidas de brotos de mudas com menos de 2 anos de idade. Após cerca de 4 meses, as mudas podem atingir sua localização final.
E ai, gostou do conteúdo?
Enfim, esperamos que tenha gostado de nosso conteúdo. Assim; o Portal Vivendo Agro é um espaço para manter você informado sobre dados e curiosidades a respeito do agronegócio e tudo que gira em torno deste assunto.
Lembrando que todo conteúdo postado neste site, são antes analisados por profissionais do Agro do Brasil, visando garantir a autenticidade, além disso, os artigos são escritos por redatores, de forma que fique fácil a sua leitura. Ou seja; tudo feito com muito cuidado, dedicação e carinho, para você que está aqui conosco, muito obrigado!
Deixe um comentário!