Pular para o conteúdo
Início » Como plantar e cultivar Dente-de-leão em seu jardim

Como plantar e cultivar Dente-de-leão em seu jardim

Como plantar e cultivar Dente-de-leão em seu jardim
Como plantar e cultivar Dente-de-leão

Saiba tudo sobre como plantar e cultivar o Dente-de-leão em seu jardim

Continua após a publicidade..

Como plantar e cultivar Dente-de-leão? A erva Dente-de-leão usada para fazer muitas crianças felizes e elas adoram soprar em suas flores e vê-la se espalhar pelo ar. Esta planta interessante também usada como alimento e tem propriedades medicinais. Portanto, saber como cultivar dentes-de-leão pode ser muito útil devido à sua versatilidade.

Embora os dentes-de-leão sejam fáceis de encontrar em jardins e ruas públicas, mantê-los em uma casa livre de poluição pode ser uma ótima opção. Continue lendo para saber como cultivá-lo, qual é a melhor maneira de cultivá-lo e como usá-lo para melhorar sua saúde.

Qual é a origem do dente-de-leão e por que recebeu esse nome?

Continua após a publicidade..

Que tal aprender mais sobre dentes de leão antes de aprender a cultivá-los? Embora facilmente encontrada no Brasil, a planta é nativa da Europa e tem forte presença em quase todos os continentes.

A facilidade de cultivo em qualquer lugar rendeu a esta planta o título de erva daninha. No entanto, como você verá nos parágrafos a seguir, é muito útil tanto para decoração quanto para cuidados com a saúde.

Continua após a publicidade..

A planta dente-de-leão recebe o nome do formato das folhas, mas também pode ser chamada de “cabeça de frader” porque se assemelha a uma cabeça raspada quando não tem sementes.

Dante-de-leão é PANC e medicinal

Outra curiosidade envolvendo esta planta é que ela é uma planta alimentícia não convencional (PANC). As folhas podem ser cozidas, comidas cruas ou salteadas e têm um sabor semelhante ao da chicória. O consumo também inclui flores e raízes.

Ao comê-los, você pode obter altos níveis de potássio e beta-caroteno. O chá tem efeito desintoxicante e age diretamente no fígado e na vesícula, estimulando o fígado e a vesícula a eliminar os resíduos do corpo.

Essas propriedades medicinais são muito valorizadas pela fitoterapia chinesa. Assim, na hora de plantar, você pode economizar dinheiro reduzindo suas contas de farmácia.

Como plantar e cultivar?

Agora que você conhece a história desta planta e para que serve, vamos falar sobre o que o trouxe aqui. Aprender a cultivar dente-de-leão é muito simples, o cultivo não exige tantos padrões, mas tome cuidado ao comer.

A propagação desta planta se dá por sementes que facilmente espalhadas pelo vento, por isso é comum nas bordas das calçadas. A raiz do dente-de-leão também usada para plantio, desde que dividida, germinará facilmente em solo rico.

A seguir, confira dicas de como cultivar dentes-de-leão em vasos, canteiros ou até mesmo no subsolo. Descubra o clima ideal, como deve ser a rega e o melhor momento para a colheita.

1 – Plante em vasos, canteiros e solo

Para plantar, basta obter sementes de dente-de-leão, que podem compradas online ou em um jardim confiável. Nunca escolha colher sementes na rua, pois elas podem se contaminar, tornando a planta não comestível e medicinal.

Coloque as sementes em uma superfície de solo fértil e cubra com terra. Regue para manter o solo úmido o tempo todo, mas nunca agache. Se você vai cultivá-lo em um vaso, ele deve ter 30 cm de altura. Se optar por plantar no solo, a distância entre uma semente e a outra deve ser de 35 cm.

2 – Temperatura e estação ideal durante o ano

Escolha um local com sombra, pois a exposição direta ao sol pode atrapalhar o crescimento das plantas. Debaixo de uma árvore ou junto a uma parede são exemplos de espaços que ajudam as plantas a crescer.

Melhor plantada na primavera para uma folhagem saudável no final do verão ou no meio do outono. A planta crescerá melhor se plantada em uma área com temperaturas acima de 25ºC.

3 – Plantio e Colheita

Lembre-se sempre de remover as plantas invasoras para evitar que as plantas tenham que quebrar os nutrientes. As folhas podem ser colhidas em até 90 dias após o plantio, enquanto as raízes devem ser colhidas 1 ano depois.

Os mais velhos diziam que se você quer fazer chá com flores, o melhor horário para colher é antes das 6h da manhã, durante a lua nova ou durante a lua nova. Não custa seguir os conselhos das pessoas mais experientes, não é?

Agora que você sabe como cultivar dentes-de-leão e tudo o que eles têm a oferecer, é hora de sujar as mãos.

E ai, gostou do conteúdo?

Enfim, esperamos que tenha gostado de nosso conteúdo. Assim, o Portal Vivendo Agro é um espaço para manter você informado sobre dados e curiosidades a respeito do agronegócio brasileiro e tudo que gira em torno deste assunto.

Lembrando que todo conteúdo postado neste site, são antes analisados  por profissionais do Agronegócio do Brasil, visando garantir a autenticidade, além disso, os artigos são escritos por redatores especializados, de forma que fique fácil e compreensiva a sua leitura. Tudo feito com muito cuidado, dedicação e carinho, para você que está aqui conosco, muito obrigado!

Deixe um comentário!

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo original e protegido!