Pular para o conteúdo
Início » Agronegócio revolução tecnológica no campo

Agronegócio revolução tecnológica no campo

Agronegócio revolução tecnológica no campo
Agronegócio revolução tecnológica

Confira como a tecnologia pode aumentar a produtividade no campo

Continua após a publicidade..

Agronegócio revolução tecnológica. A população mundial se eleva cada vez mais e com estima de 10 bi até 250.

Primeiramente, sabemos que, com uma expectativa como esta; a produção de alimentos precisa acompanhar na mesma medida. Aliás; terá que dobrar, no mínimo.

Continua após a publicidade..

Nesse sentido; existe um mecanismo chamado agro 4.0. Ou seja; uma espécie de revolução digital que pretende reforçar bases para que os produtores consigam dobrar a produção.

Como a tecnologia pode aumentar a produção no campo?

Antes de mais chamada agro 4.0 começou a ser adotada; pelo menos, a partir de 2010. Ou seja, desde então; quase que diariamente, vão surgindo pesquisas e tecnologias para ajudar o agro neste sentido.

Continua após a publicidade..

Nesse contexto; o conceito pode até parecer difícil de entender. Porém; nada mais é do que um conjunto de medidas tecnológicas que ajudam o processo; como, drones, robôs catadores, máquinas autônomas e até mesmo softwares.

Cada um desses itens possui ajuda específica; ou seja, mostra como a tecnologia pode aumentar a produtividade no campo.

Confira como cada tecnologia ajuda a aumentar a produtividade

Por exemplo; com os drones, que são veículos aéreos não tripulados; os produtores conseguem acessar serviço de mapeamento aéreo. Assim, analisar eventuais erros no plantio. 

Além disso; os chamados robôs podem atuar entre os mais variados tipos de produção. Bem como as máquinas conseguem monitorar as plantações com o produtor controlando por um tablet ou celular de longe.

Já com os softwares; o produtor gerencia a cadeia inteira e controla informações do campo. Desta forma, consegue adotar medidas caso e quando necessário.

E a tecnologia vai avançando

Ainda há câmeras que te dão imagens térmicas. Uma das possibilidades é verificar; assim, por exemplo, determinada inflamação em vacas. Então; a partir disso; o tratamento adequado poderá ser iniciado de forma antecipada. 

Bom reforçar; desde que existe plantio de produtos, há avanços em etapas. Assim; no começo, tudo era feito à mão e, neste sentido; se encaixa no agro 1.0. 

Já a chamada tecnologia 2.0; máquinas começaram a ser adotadas em 1950; quando a produção em escala global começou.

O Agro 3.0; começou em 1990; chegando até 2010, com introdução de sustentabilidade e também automação.

Agradecimento e informações

Enfim, espero que tenha gostado de nosso conteúdo. Assim; o Portal Vivendo Agro é um espaço para te manter informado sobre dados e curiosidades a respeito do agro negócio e tudo que gira em torno deste assunto.

Lembrando que todo conteúdo postado neste site, são antes analisados  por profissionais do Agro negócio do Brasil, visando garantir a autenticidade, além disso, os artigos são escritos por redatores, de forma que fique fácil a sua leitura. Ou seja; tudo isso para facilitar; a você que esta ai do outro lado lendo este valioso conteúdo, somos gratos por tê-lo aqui.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo original e protegido!