Pular para o conteúdo

Rosa-do-Deserto aprenda como plantar corretamente

Confira agora um passo a passo de como plantar e ter uma linda Rosa-do-Deserto. Para aqueles que amam a beleza das flores, aprender a cultivar Rosa-do-Deserto é muito divertido. Afinal, essa flor resistente e bonita chamou a atenção de várias maneiras, inclusive por seu alto valor de mercado, que vale mais de 1.000 reais.

Isso se deve principalmente ao crescimento lento e cuidadoso. Então, se você não quer gastar tanto para tê-la em casa, saiba que é possível cultivar uma rosa do deserto.

Interessado em saber como cultivar Rosa-do-deserto? Se esse é o seu desejo, continue lendo abaixo que daremos mais detalhes de como plantá-la em sua casa passo a passo!

Veja como plantar sua Rosa-do-Deserto no vaso

A Rosa-do-Deserto melhor cultivar a partir de galhos ou sementes, e a primeira opção é a maneira mais rápida de obter resultados. No entanto, se você escolher a segunda opção, lembre-se de alguns detalhes.

  • As sementes precisam ser colocadas no chão com uma distância de dez centímetros entre elas;
  • Após a rega; os vasos em que são cultivadas devem ser cobertos com plástico transparente, simulando uma plantadeira/estufa;
  • Os resultados chegaram dez dias depois. Depois de ter mais de seis pares de folhas, você precisa transferi-los para vasos individuais;
  • As mudas não precisam de 100% de exposição solar. Leva apenas quatro horas para florescer.

Gostou dessas dicas sobre como cultivar Rosa-do-Deserto? Abaixo, separamos algumas das características e preferências dessa flor para que você fique atento e tenha seu exemplar em casa. Olhar!

Preferência de plantas

O cultivo de Rosa-do-Deserto é bastante singular. O primeiro requisito envolve a seleção do terreno para “cobrir” as mudas. Esta flor prefere uma mistura de substâncias: 40% areia grossa, 40% base Carolina e 20% pó de carvão.

A escolha do vaso também é importante. Geralmente, esta planta do deserto vem em uma jarra em forma de tigela, que tem uma borda inferior, redonda, quadrada ou em forma de cabaça. Isso porque, esse modelo auxilia na oxidação da flor, tornando as raízes superficiais mais espessas mais rapidamente.

Semelhante ao bonsai, a rosa do deserto é uma excelente planta ornamental, mas lembre-se de que, como resultado, as raízes não podem ser cobertas. Portanto, a melhor opção é escolher seixos para proteger o substrato da umidade.

Exposição ao sol

Como dissemos acima, quando explicamos como cultivar Rosa-do-Deserto, essa flor adora a luz do sol. No entanto, deve-se tomar cuidado para não expor demais.

Se você não mantiver um sistema de irrigação constante, sua melhor aposta é seguir um cronograma de exposição ao sol. De manhã, até o meio-dia, você coloca a panela onde o sol é constante. Outras vezes, mantenha o vaso na sombra. Depois que a planta se acostumar com isso – geralmente isso leva três meses – você pode entrar em contato direto.

Irrigação personalizada

Por causa do nome, muitas pessoas pensam que não é necessário regar as plantas com frequência, mas não é! Isso porque gosta de ser regada diariamente, principalmente se o meio em que é cultivada tiver alta capacidade de drenagem.

Afinal, quando esse material é escolhido corretamente, em dois segundos, a água deve começar a pingar e escorrer pelos furos do vaso, ajudando a molhar as raízes sem exagerar.

Fertilizantes ajudam no desenvolvimento

É uma boa ideia investir em produtos fertilizantes ao cultivar Rosa-do-Deserto, mas lembre-se de que os mais suaves ou solúveis em água são os mais recomendados.

Uma dica importante é que é eficaz diluir o fertilizante e regar em intervalos maiores (uma a duas semanas) na primavera, quando as plantas estão mais se desenvolvendo.

Agora, no verão, o mais sensato é reduzir drasticamente o uso de fertilizantes para uma vez por mês. No inverno, você não precisa mais se preocupar porque não precisa.

Cuidado ao podar

Rosa-do-Deserto aprenda como plantar corretamente
Rosa-do-Deserto

Embora seja comum encontrar algumas flores do deserto com pétalas em todos os lugares, não é uma boa ideia. Por isso a poda é tão importante.

Dessa forma, quando notar que as pétalas estão caindo e murchando, remova-as semanalmente. Lembre-se, este processo é delicado. Por isso, use sempre luvas.

Isso se deve à toxicidade da seiva de rosas e não deve entrar em contato com a pele. Este alerta também se aplica a pessoas com crianças ou animais de estimação em casa. O mais recomendado é mantê-los longe das plantas para evitar imprevistos.

E ai, gostou do conteúdo?

Enfim, esperamos que tenha gostado de nosso conteúdo. O Portal Vivendo Agro é um espaço para manter você informado sobre dados e curiosidades a respeito do agronegócio brasileiro e tudo que gira em torno deste assunto.

Lembrando que todo conteúdo postado neste site, são antes analisados  por profissionais do Agronegócio do Brasil, visando garantir a autenticidade, além disso, os artigos são escritos por redatores especializados, de forma que fique fácil e compreensiva a sua leitura. Tudo feito com muito cuidado, dedicação e carinho, para você que está aqui conosco, muito obrigado!

Deixe um comentário!

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo original e protegido!