Pular para o conteúdo
Início » Como fazer suas Flores durarem mais tempo no jarro

Como fazer suas Flores durarem mais tempo no jarro

Como fazer suas Flores durarem mais tempo no jarro
Como fazer suas Flores durarem

12 dicas incríveis sobre como fazer suas lindas Flores durarem mais tempo no jarro

Os buquês são ótimos, as flores são lindas, perfumadas e frescas, mas quando as colocamos em um vaso com água, elas não ficam por muito tempo com a mesma beleza, não é mesmo? Com alguns truques simples, você pode ter lindos arranjos de flores por mais tempo. Continue lendo para obter dicas sobre como fazer as flores durarem mais depois de cortá-las.

Dicas sobre como fazer flores durarem mais em um jarro

1 – Sempre limpe bem o jarro

Lave o vaso com água e sabão, o que significa que não basta apenas retirar as últimas flores e colocar novas. Os menores resíduos de sujeira podem ter um grande impacto na qualidade da água. Frascos que foram armazenados por muito tempo também podem acumular poeira e sujeira, então use um limpador e uma esponja.

2 – Use a ferramenta certa

Tesouras que não são de jardinagem podem esmagar os caules. Isso pode prejudicar a planta porque bloqueia a maneira como a planta absorve água. Então, escolha a tesoura mais afiada da sua casa, se você não tiver as ferramentas adequadas de jardinagem.

3 – Tempo de corte ideal

Se você está colhendo flores do seu próprio jardim, escolha a primeira hora do dia, antes que o sol esteja forte. Faça o corte com uma ferramenta bem afiada e coloque imediatamente o galho na água. O corte é sempre estressante para as plantas, portanto, cortar as hastes no início da manhã evitará que as flores enfraqueçam.

4 – Ângulo de corte

Flores com hastes duras, como rosas e lírios, devem ser cortadas em um pequeno ângulo para criar um ângulo. Por outro lado, flores com caules mais macios, como tulipas e gérberas, devem ser cortadas em linha reta.

5 – Corte os talos

Se você comprou ou recebeu um buquê de presente, corte os caules antes de colocar as flores no vaso. Transportar a planta da floricultura para casa sem água deixa a parte cortada exposta. Isso permite que o ar entre e assim bloqueie a passagem, além da proliferação de bactérias no local, que destruirão rapidamente o frescor das flores. Nesse sentido, o corte é melhor feito sob água corrente, ou enchendo um pote com água e submergindo os caules da planta nele. Em seguida, coloque-o em um jarro já cheia de água.

6 – Retire as folhas inferiores

Não deixe que nenhuma folha entre em contato com a água do jarro. Resumindo, as folhas submersas entram rapidamente no processo de apodrecimento e decomposição. Folhas sem vigor devem ser retiradas mesmo que estejam no topo do caule.

7- Volume de água

Não há necessidade de encher o frasco até o topo, pois o processo de decomposição também ocorre ao longo do caule. Dessa forma, encher um terço do vaso é suficiente para manter as plantas hidratadas.

8 – Temperatura da água

A água morna é mais facilmente absorvida pelas plantas, permitindo que as flores retenham mais água. Para as plantas, para ser seguro, aqueça até 39°C.

9 – Conservantes

Além de fornecer energia, esta fórmula também inclui a prevenção da propagação de bactérias na água. Então, por litro de água, adicione: 1 colher de açúcar, 2 colheres de suco de limão e 1/2 colher de água sanitária. Assim, a água sanitária pode ser substituída por algumas moedas de cobre (1 ou 5 cêntimos) porque são tão antibacterianas. Cuidado com o açúcar, pois o excesso pode ter o efeito contrário, fazendo com que as flores murchem rapidamente.

10 – Troca de água e novo corte

As bactérias nas plantas se formam muito rapidamente e bloqueiam o caminho do caule. A renovação da água é um fator importante para manter as plantas frescas e fazer com que as flores durem mais. Dessa forma, a cada dois ou três dias, troque a água do vaso e faça um novo corte na ponta da planta antes de colocar a flor de volta na água.

11 – Qual o lugar certo?

O ambiente em que você coloca o vaso com a planta varia. Calado, calor e luz solar direta podem afetar negativamente a vida útil das flores.

12 – Flor vs Fruta

Por último, mas não menos importante, a fruta também afeta as flores. Isso pode acontecer porque as frutas liberam um gás de amadurecimento que pode acelera o envelhecimento das flores mais próximas a ela. Para ocasiões especiais, muitos arranjos são instalados em composições decorativas com frutas. Nesse sentido, adicione flores no último minuto para que fiquem frescas por mais tempo.

E ai, gostou do conteúdo?

Enfim, esperamos que tenha gostado de nosso conteúdo. O Portal Vivendo Agro é um espaço para manter você informado sobre dados e curiosidades a respeito do agronegócio brasileiro e tudo que gira em torno deste assunto.

Lembrando que todo conteúdo postado neste site, são antes analisados  por profissionais do Agronegócio do Brasil, visando garantir a autenticidade, além disso, os artigos são escritos por redatores especializados, de forma que fique fácil e compreensiva a sua leitura. Tudo feito com muito cuidado, dedicação e carinho, para você que está aqui conosco, muito obrigado!

Deixe um comentário!

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo original e protegido!