Confira dicas incríveis de como plantar em garrafa PET do jeito fácil
Aprenda a plantar em garrafa PET. Cultivar uma plantação em casa ajuda em muitos aspectos da vida cotidiana. No entanto, construir uma horta em um local pequeno como um apartamento pode ser um desafio. A boa notícia é que crescer em garrafas PET pode ser a solução.
Além de ter mais vida em casa, ao cultivar sua horta com garrafas PET, você pode reutilizar as embalagens que usa no dia a dia, tornando o mundo mais sustentável e minimizando a quantidade de lixo que possivelmente vai para o aterro. Quer saber mais sobre como crescer em garrafas PET? continue lendo.
Cultivando em garrafas PET: como começar?
Para começar a cultivar em garrafas PET, você deve escolher um local próximo a uma janela ou usar uma área ensolarada, como uma varanda, em determinados horários do dia. Afinal, os vegetais, por exemplo, precisam de cerca de quatro horas de sol por dia.
Para usar uma garrafa em vez de um pote, você pode cortar o pacote ao meio longitudinalmente e transversalmente, dependendo do tamanho da planta.
O que cultivar em garrafas PET?
Se você está em dúvida sobre o que cultivar em uma garrafa PET, saiba que as opções incluem uma variedade de vegetais e até temperos. Entre os vegetais podemos citar:
- Alface;
- Couve;
- Tomilho;
- Rúcula.
E os temperos?
- Alguns tipos de pimentas;
- Alho;
- Salsa;
- Cebolinha;
- Coentro.
Aqui, a dica é priorizar os vegetais que você mais usa no seu dia a dia. Assim você pode economizar dinheiro e contar com ervas naturais sem agrotóxicos.
Materiais necessários para o plantio de garrafas PET
Todos os jardins, verticais ou horizontais, requerem alguns materiais básicos para crescer e manter, e são sempre saudáveis e bonitos. Veja o conteúdo principal abaixo.
Pá de plantio
Você precisa de algo para bagunçar o composto. Por isso, uma pá de plantio é ideal e também auxilia no plantio de mudas. Existem vários modelos no mercado.
Tesouras de poda
A poda regular é importante para abrir espaço para novas folhas. Dessa forma, os vegetais são mais saudáveis, e o que é retirado após o corte vai direto para o seu prato.
Como regar?
Quando falamos de jardinagem, os itens não são apenas essenciais, os regadores são ótimos na hora de irrigar uma plantação. Aqueles com um spray fino permitem uma rega mais uniforme e são ideais para hortas.
Como preparar o solo para o plantio em garrafas PET?
Se você é novo na jardinagem, não tem problema, afinal, temos diversos fertilizantes e solos prontos no mercado hoje, incluindo tipos adequados para pequenos jardins.
Esses compostos de solo, areia e composto, chamados substratos, são ideais para pequenos jardins otimizados. Com o tempo, as plantas absorvem nutrientes do solo. Portanto, é necessário fertilizar o solo pelo menos uma vez por mês.
Para isso, você pode usar fertilizantes orgânicos adequados para hortaliças, bem como fertilizantes químicos, perfeitos para atualizar sua horta. Desta forma, o seu jardim estará sempre limpo e saudável.
Passo a passo ensina como cultivar em garrafas PET
Para fazer vaso de garrafa PET, você precisa limpar a embalagem usada. A partir daí, meça o centro da garrafa para cortar a seção onde as sementes serão plantadas.
Agora, cuidado: no fundo, você deve fazer furos bem pequenos para que apenas o excesso de água possa sair, evitando que a terra caia. Se você quiser pendurar recipientes em garrafas PET para fazer uma horta suspensa, você deve fazer furos maiores nas bordas cortadas para jogar terra.
Os furos precisam ser assimétricos para que a corda possa ser passada para pendurar a garrafa. Para furar o pacote, você pode usar estiletes ou até mesmo uma faca aquecida.
Depois de prender as garrafas na corda, agora você pode colocá-las em um local separado para lavrar a terra e começar a trabalhar em seu jardim vertical em casa
E ai, gostou do conteúdo?
Enfim, esperamos que tenha gostado de nosso conteúdo. Assim, o Portal Vivendo Agro é um espaço para manter você informado sobre dados e curiosidades a respeito do agronegócio brasileiro e tudo que gira em torno deste assunto.
Lembrando que todo conteúdo postado neste site, são antes analisados por profissionais do Agronegócio do Brasil, visando garantir a autenticidade, além disso, os artigos são escritos por redatores especializados, de forma que fique fácil e compreensiva a sua leitura. Tudo feito com muito cuidado, dedicação e carinho, para você que está aqui conosco, muito obrigado!
Deixe um comentário!