Conheça os 7 tipos de Samambaia para você ter em casa no seu jardim
7 tipos de Samambaia para plantar e cultivar em casa. Você já deve ter notado que existem vários tipos de samambaias, certo? Afinal, o verde tem um papel importante na decoração das casas ou lugares dos brasileiros. Mesmo que aquele “bando de verde” pareça o mesmo, não é assim!
Na verdade, existem mais de 12.000 espécies de samambaias no mundo. Embora impressionante, não é incrível, especialmente quando descobrimos que esta planta está na Terra há mais de 350 milhões de anos. Este é o mesmo período em que os pesquisadores dizem que o fungo se originou – incrível, não é?
No entanto, devido à variedade de samambaias do mundo, é impossível abordá-las todas neste conteúdo. Então, vamos dizer-lhe quais são as principais características.
E aí, o que acha de aprender sobre elas e escolher as melhores samambaias para a decoração da sua casa? Se você achou essa ideia interessante, continue lendo abaixo.
1 – Samambaia Americana
A primeira samambaia que vamos apresentar a vocês é uma das mais cultivadas no Brasil, a samambaia americana (Nephrolepis exaltata). Você provavelmente já viu em algum lugar, afinal a cor verde clara das folhas grandes que crescem por toda parte é inconfundível.
Mesmo quem tem em casa esta grande samambaia de 60 cm de comprimento tende a mantê-la em um vaso pendurado para dar um toque de elegância à decoração, pois as folhas pesadas caem para criar um véu.
Lembre-se de que, se você quiser cultivar essa samambaia em sua casa, precisará procurar um local com sombra e ventos fortes. Isso porque mesmo gostando de calor, ela não floresce na luz solar direta.
2 – Samambaia Avenca
Desta vez, o que você acha de aprender sobre uma dessas samambaias ornamentais? Então, vamos conhecer mais sobre a samambaia (Adiantum capillus-veneris), a escolha certa para quem gosta de jardinagem e decoração de interiores.
Isso porque, além de ser um “acessório” incrível para a decoração da casa, essa planta possui propriedades medicinais, pois atua como diurética, antioxidante, expectorante e laxante.
Como no exemplo acima, também pode crescer até 40 cm de altura. Para atingir esse tamanho, lembre-se de mantê-lo na sombra e evite sempre colocá-lo em um ambiente externo.
3 – Samambaia de renda francesa
Embora as folhas sejam mais finas do que as mencionadas acima, a samambaia francesa (Rumohra adiantiformis) é muito resistente e tem um caule da espessura de um polegar. No entanto, não é isso que chama a atenção, mas a altura de mais de um metro e a idade de vinte.
Se for escolher esta planta para si, uma dica importante é não regá-la com muita frequência ou deixá-la em contato direto com o sol. Dessa forma, você pode cuidar dele com muito cuidado.
4 – Samambaia Amazônica
Ao contrário da renda francesa, a samambaia amazônica (Polypodium decumanum) é uma planta grande, larga folhas e compridas. Na realidade, essa espécie é nativa do Brasil.
Além disso, está crescendo muito rápido, então não se surpreenda! Alguns de até um metro podem ser encontrados entre os ornamentos decorativos, que afinal atraem bastante atenção.
Mesmo que haja diferenças, a enfermagem não é tão diferente. Se estiver cuidando dessa planta, regue-a com frequência, mas não deixe o solo encharcado, mantenha-o em meia sombra e com ventos fortes.
5 – Samambaia de Metro
Procurando uma samambaia grande? Então a samambaia subterrânea (Polypodium persicifolium) é exatamente o que você procura. Afinal, é a maior de todas as samambaias do mundo.
Também conhecido como chorão, as folhas podem chegar a incríveis dois metros de comprimento. Por isso, é popular entre os decoradores por criar espaços verdes em varandas, salas e até garagens.
É melhor mantê-la em um vaso suspenso e deixar as folhas crescerem livremente, mas também pode ser plantada na copa das árvores, desde que tenha meia sombra.
6 – Samambaia Asplênio
A Asplênio Samambaia (Asplenium nidus) é uma opção de planta para quem não tem muito espaço em casa, pois afinal as folhas crescem para cima. Mas não se engane, porque cresce até um metro de altura.
Se você quiser mantê-lo em casa, aqui vai uma dica: Se você mora onde faz muito frio no inverno, lembre-se de mantê-lo em casa. Isso porque não suporta temperaturas abaixo de 16ºC.
7 – Samambaia jamaicana
Apesar do nome, a samambaia jamaicana (Phymatosorus scolopendria) é originária da Índia. É uma planta forte porque os galhos estão enraizados no solo e tendem a crescer horizontalmente.
Você sabia que é uma samambaia que cresce bastante? Pode atingir 70 cm de altura. É incrível, não é?
Agora que você já sabe e conhece vários tipos de samambaia, mãos a obra e plante em seu jardim.
E ai, gostou do conteúdo?
Enfim, esperamos que tenha gostado de nosso conteúdo. O Portal Vivendo Agro é um espaço para manter você informado sobre dados e curiosidades a respeito do agronegócio brasileiro e tudo que gira em torno deste assunto.
Lembrando que todo conteúdo postado neste site, são antes analisados por profissionais do Agronegócio do Brasil, visando garantir a autenticidade, além disso, os artigos são escritos por redatores especializados, de forma que fique fácil e compreensiva a sua leitura. Tudo feito com muito cuidado, dedicação e carinho, para você que está aqui conosco, muito obrigado!
Deixe um comentário!